Fluxograma da Produção de Açúcar
* Açúcar refinado granulado Puro, sem corantes, sem umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. Seu uso maior é na indústria farmacêutica, em confeitos, xarope de transparência excepcional e mistura seca.
* Açúcar branco (tipo exportação) Há dois tipos para exportação: o branco para consumo direto (humano), com baixa cor (100), produzido diretamente em usina, sem refino; e o branco para reprocessamento no destino, também produzido diretamente em usina, sem refino, cor 400.
* Açúcar cristal Açúcar em forma cristalina produzido diretamente em usina, sem refino. Muito utilizado na indústria alimentícia na confecção de bebidas, massas, biscoitos e confeitos.
* Açúcar demerara ou bruto Produto de cor escura, que não passou pelo refino.
* Açúcar mascavo Úmido e de cor castanha, não passa por processo de cristalização ou refino. Usado na confecção de doces que não requeiram transparência.
* Açúcar orgânico Açúcar de granulação uniforme, produzido sem qualquer aditivo químico tanto na fase agrícola como na industrial, disponível nas versões clara e dourada. Segue padrões internacionais e certificação por órgãos competentes.
* Açúcar refinado amorfo É o mais utilizado no consumo doméstico, por sua brancura excelente, granulometria fina e dissolução rápida, sendo usado ainda em bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores e misturas sólidas de dissolução instantânea.
* Açúcar VHP O açúcar VHP ( Very High Polarization) é o tipo mais exportado pelo Brasil. Mais claro que o demerara, apresenta cristais amarelados.
* Açúcar de confeiteiroTem grânulos bem finos, cristalinos, é produzido na refinaria e destinado à indústria alimentícia, sendo muito utilizado no preparo de bolos, glacês, suspiros etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário