Produção Sucroalcooleira Esse tecnólogo é responsável por todo o processo de transformação da cana-deaçúcar em produto acabado, como o álcool e o açúcar.
O mercado de trabalhoO mercado sucroalcooleiro do país não para de crescer. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de açúcar e ocupa papel de liderança no setor global de biocombustíveis, com uma produção anual de 27 bilhões de litros de etanol. Em março de 2010, a indústria automobilística atingiu a marca de 10 milhões de carros flex (ou bicombustível). Esses dados são um forte indicativo de que o mercado para os formados em Produção Sucroalcooleira está repleto de oportunidades. Há grande demanda por mão de obra especializada para trabalhar em gerenciamento de processos e controle de qualidade dos produtos. "Com a produção de cana-de-açúcar aumentando, projetos de novas usinas vão saindo do papel, e isso eleva a procura pelo tecnólogo", afirma Devanir Daniell, coordenador do curso da Uemg. Os empregos não abrangem apenas a região de plantio da cana, como o Triângulo Mineiro, o interior de São Paulo, os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e a Região Nordeste, já que há indústrias relacionadas ao setor espalhadas por todo o país, tanto dedicadas à produção desse biocombustível como à fabricação de equipamentos, insumos e biocidas, germicidas que atuam no controle de pragas. Profissionais qualificados são disputados pelas grandes usinas e empresas brasileiras e, em breve, poderão ser alvo também de companhias estrangeiras, que pretendem usar a tecnologia brasileira para produção de álcool combustível.
Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).
O cursoO curso tem grande ênfase em química, matemática e física. Cálculos também não faltam. Desenho, gestão da qualidade e manutenção de equipamentos completam o programa em sala de aula. Em laboratório, muita prática de química, biologia e mecânica. A exigência de um trabalho de conclusão de curso (monografia) e do estágio varia de escola para escola.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Gestão Sucroalcooleira; Processos Sucroalcooleiros.
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/producao-sucroalcooleira-604041.shtml
Ele também se ocupa do tratamento dos rejeitos industriais, a fim de garantir que as atividades de cultivo e beneficiamento da cana não agridam o meio ambiente. Para isso, ele conhece as melhores técnicas para a extração e o tratamento do caldo de cana e o equipamento adequado para cada etapa. Acompanha as análises químicas do produto e faz o controle de qualidade. Em parceria com administradores, engenheiros químicos e de manutenção, participa da montagem de projetos agroindustriais e administra os negócios de usinas e destilarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário